sábado, 29 de novembro de 2014

OS SONS DE UM GÊNIO DO PIANO





Luis Otávio, a diretora do ECLB, Paula Aparecida Martins Borges Bastos (E), e o público presente no Auditório Dona Carmita


A chuva forte e persistente que caiu em Bom Jesus do Itabapoana, na noite desta sexta-feira, dia 28 de novembro, não foi o suficiente para impedir um bom público no Auditório Dona Carmita do Espaço Cultural Luciano Bastos.

Tratava-se de mais uma apresentação do genial pianista Luis Otávio Barreto que, a cada apresentação, sempre trouxe uma novidade, uma surpresa, fosse na disposição do piano e das cadeiras, fosse no repertório escolhido.


Desta feita, contudo, o pianista, agora com barba, se superou, como os semideuses. Do lado esquerdo do piano, duas garrafas emitiam luminosidade intermitente, enquanto, do teto, duas pequenas lâmpadas focavam o piano e seu ocupante. Do lado de fora do auditório, os pingos de chuva se integravam à harmonia do espetáculo, apropriadamente intitulado Euphonia, enquanto o artista intercalava, às apresentações, declamações de textos poéticos.
 
Se, por um lado, Luis Otávio nos trouxe um espetáculo com o ardor do sentimento natalino, não se conteve, ao final, ao apresentar, sob aplausos, três canções aditivas à programação previamente estabelecida: "Tico-Tico no Fubá", um choro composto por Zequinha de Abreu, "Fascinação", música francesa composta em 1905 por Maurice de Féraudy e Dante Pilade, a quem dedicou a sua querida avó, Leda de Azevedo, e "Gaúcho", de Chiquinha Gonzaga.

Até o lamento pela ausência de apoio por parte do poder público municipal, ao final da apresentação, constituiu um lamento "euphônico". Afinal, as injustiças costumam ser instâncias forjadoras do caráter do artista, que se vê na contingência de sobrepujar a severa adversidade a si imposta.

Após o espetáculo, as crianças Gabriel (11 anos) e Pedro (8 anos), filhos do casal Gisela Scudino de Freitas Almeida e Arthur Freitas Bastos, fizeram uma surpresa adicional com uma apresentação encantadora, que incluiu "Ave Maria".

Arthur Freitas Bastos, Gisela Scudino de Freitas Almeida, Luis Otávio e as crianças pianistas Pedro e Gabriel

Desta forma, podemos dizer que é como se o  espírito natalino tivesse retornado ao ambiente, com a evocação à criança que trouxe salvação à humanidade.

Simplesmente, mais uma noite inesquecível no ECLB. 

Luis Otávio e a avó Leda de Azevedo

















Nenhum comentário:

Postar um comentário